quarta-feira, 14 de setembro de 2011

19 de set: Antropologia e Lixo


Tema 11: Antropologia e Lixo

Texto 1 - Foladori e Taks (2004)


Texto 2 - Vasconcelos (2005)


Texto 3 - Lima e Ribeiro (2010)

2 comentários:

  1. Alexandre Pito Giannoni - 1º semestre de Psicologia19 de setembro de 2011 às 09:18

    Primeiramente poderíamos juntar os três textos e fazer um único comentário, relacionando-os de uma forma onde todos se interligassem.
    Colocaríamos o ser humano no ponto central de discussão e nisso concordamos que desde seu surgimento na terra o homem produz lixo, produz matéria orgânica...Mas somente a pouco tempo que ele criou a "razão da consciência ambiental".
    Se tentarmos discutir a questão ambiental junto com a antropologia teremos que fazer um paralelo de, desde o que temos registrado como o surgimento da raça humana e o lixo que produz, ou seja teremos de estudar a história humana junto com tudo o que nós produzimos de lixo em nosso planeta.
    Qual eram nossos costumes em relação ao lixo e o que mudou ou permaneceu o mesmo?Também terá de ser estudado!!!
    E se realmente hoje em nosso mundo moderno conseguimos atingir o alvo do que é conscientização ambiental, e se realmente trabalhamos esse assunto com nosso novo amanhã, OU seja nossas crianças!!

    ResponderExcluir
  2. Ariane de Barros Botacini - 1semestre psicologia19 de setembro de 2011 às 14:28

    Nos textos sobre antropologia e lixo podemos ver mais uma vez a cultura agindo, seja do lado positivo e mais raro, as pessoas que não tem uma visão negativa dos catadores e ate contribuem com eles separando o lixo, seja do lado mais comum encontrado entre nos, onde há uma visão negativa tanto sobre o lixo(querem se livrar dele), quanto com relação aos catadores.
    Como o Alexandre disse é necessário focar na conscientização das crianças, ensiná-las desde já para que conforme forem crescendo, levem a diante esses ensinamentos(tentar produzir a menor quantidade de lixo, reaproveitar, reciclar..). No entanto não podemos esquecer que não faz tempo que essa conscientização começou a acontecer e portanto é necessário calma, pois qualquer mudança profunda não acontece do dia para a noite.

    ResponderExcluir