segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Capítulo 6 - Sexualidade




29 de agosto


26 comentários:

  1. Ariane de Barros Botacini - 1semestre25 de agosto de 2011 às 14:23

    O capítulo seis fala sobre o conservadorismo do brasileiro quando o assunto é sexo, nosso país é colocado pelo autor como o país do “papai e da mamãe”.
    Não diferenciando muitos das outras pesquisas, a porcentagem de aprovação ou recusa varia de acordo com a região (sendo a região Sudeste a mais liberal e a Nordeste a menos liberal), variando também de capital pra não capital, entre a PEA e a não economicamente ativa (encontrando aqui grande diferença porcentual ), entre as idades, a religiosidade, e principalmente a escolaridade. É interessante ressaltar que homossexualismo feminino nas capitais é mais tolerado que o masculino (14% e 11% a favor, respectivamente).
    O Brasil ainda é um país com uma mentalidade bastante retrograda com relação a esse assunto, justamente por possuir uma população idosa que viveu em um tempo bem diferente do atual, onde o sexo era tratado com mais tabu, além da influencia religiosa ter sido maior à algum tempo atrás. No entanto, a tendência é que a mentalidade da população mude,ou seja, que esse assunto seja tratado com mais naturalidade, à medida que as gerações forem substituídas e a escolaridade aumentar.

    ResponderExcluir
  2. Vagner de Souza Fernandes 1° Semestre Psicologia26 de agosto de 2011 às 12:35

    O brasileiro com passar do tempo começou a apoiar o liberalismo sexual, como troca de casais, entre outros. porém quando o assunto é homossexualismo cerca de 89% da população é contra. E quando o assunto é relação voluntária 50% é a favor, ou seja, o conservadorismo é muito claro. Um exemplo que o capítulo nos mostra é de dois jovens que se beijam no shopping e o segurança convida-os a se retirar, e um dos garotos pergunta porque disse e o segurança responde que é por conta do beijo, mas ao mesmo tempo revela que se fosse um casal hétero não teria problema.
    O Brasil é o país "PAPAI-E-MAMÃE. E por fim, sudeste e sul mais liberais, nordeste e norte mais conservadores.

    ResponderExcluir
  3. Maria Fernanda Grassi27 de agosto de 2011 às 20:29

    Vários abismos separam os brasileiros quanto a valores relacionados ao sexo: idade, escolaridade, religião, religiosidade. Vemos o Brasil como um país conservador em relação às praticas sexuais. Conforme as pesquisas, Sudeste e Sul são as regiões mais liberais e as regiões Nordeste e Norte mais conservadoras. Os que pertencem ao PEA (População Economicamente Ativa) são mais favoráveis as situações de maior liberação sexual do que os que não pertencem ao PEA. O homossexualismo é mais aceito pela população mais jovem do que os velhos. A religiosidade molda valores relacionados ao sexo. Entre os pentecostais, não-pentecostais e católicos, o primeiro é mais reprimido que o segundo, que por sua vez, são mais travados que os católicos. O Brasil é um país conservador, mas inevitavelmente se tornara mais liberal à medida que as gerações foram substituídas e a escolaridade aumentar.

    ResponderExcluir
  4. Jacqueline Silva Mascoli - 1 semestre de Psicologia28 de agosto de 2011 às 10:02

    No capítulo 6,o tema aborda sobre a sexualidade no Brasil.Segundo o livro,o Brasil se divide em dois grupos em relação ao assunto: os liberais e os conservadores.Pesquisas mostram que o Brasil é mais conservador em relação ao tema "sexualidade".Isso tambem pelo fato de sermos uma sociedade muito ligada à religiao,o que faz com que o tema referente se torne mais dificil de se tratar.Entretanto,já fizemos um grande avanço em comparação com gerações passadas.E,à medida que o grau de escolaridade for aumentando,mais liberal o país vai se tornando,quebrando assim,todos os tabus que existem em nossa sociedade em relação à sexualidade.

    ResponderExcluir
  5. Bianca T Merighi 1 semestre psicologia
    Em relacao ao tema sexo o Brasil pode ser considerado um pais conservador. A nossa populacao em sua grande maioria ainda julga ser errado o homossexualismo. As regioes sul e sudeste sao as mais liberais em relacao ao assunto sexo. Pessoas integrantes da PEA tambem sao mais liberais. Ja as pessoas mais idosas, mais religiosas e/ou que moram nas regioes nordeste e norte sao de uma cultura mais conservadora, julgando ser errado qualquer pretica nao tracional do sexo. Espera-se que o tempo faca com que o pais se torne mais liberal, e assim existe menos preconceitos em relacao a sexualidade

    ResponderExcluir
  6. Isabella Gonçalves Zerbatti- 1º semestre Psicologia28 de agosto de 2011 às 17:01

    O capítulo 6 trata das práticas sexuais. Podemos perceber que o homosexualismo feminino é mais aceito do que o masculino nas capitais.
    Os mais velhos são geralmente mais conservadores, pois foram criados em outra época, com outro tipo de cultura.
    A maior diferença percentual nas pesquisas é relacionada à escolaridade. As pessoas mais liberais são aquelas que tem uma alta escolaridade.
    A maior parte da população fica do lado dos conservadores, porém com o passar do tempo essa mentalidade vai se abrindo e vão tender para o lado liberal.

    ResponderExcluir
  7. Carolline Maria Teixeira28 de agosto de 2011 às 18:05

    O capitulo seis mostra o quanto conservador é o brasileiro em relação ao sexo. Passamos uma imagem de liberais, mas na prática não é bem assim. Há ainda muita cautela ao se pensar, falar e em fazer sexo. O Nordeste e o Norte são as regiões mais conservadoras em contra partida estão as regiões Sudeste e Sul que são liberais. As pessoas que moram nas capitais, a população economicamente ativa e os mais jovens também são mais liberais em relação aos seus opostos. Observamos que como em todas as pesquisas feitas, as pessoas com um nível maior de escolaridade também são mais liberais, ou seja, o nosso país devido a um melhor ensino, com a mudança das gerações, sem duvida alguma, esta a caminho para se tornar um país liberal em relação ao sexo. Mas por enquanto estamos bem divididos entre liberais e conservadores.

    ResponderExcluir
  8. Alexandre Pito Giannoni - 1º semestre de Psicologia28 de agosto de 2011 às 20:28

    Capítulo 6 - Sexualidade: Na teoria, a prática é outra.

    O Brasil realmente é o país do sexo extremamente liberal? Será mesmo que o brasileiro só pensa naquilo?Não!!
    Nada do que a mídia nos vende é verdade. O Brasil é um país extremamente tradicionalista até mesmo na hora do sexo, uma sociedade que fica só no "papai e mamãe".
    Onde neste capítulo do livro A Cabeça do Brasileiro fica mais uma vez evidenciado os preconceitos e tradições de nosso povo. Só que dessa vez o assunto é o mais vendido fora e dentro do país, o sexo. Quando o assunto é esse somos de extremo conservadorismo.
    Fica reforçado novamente a posição dos mais jovens e dos mais velhos onde podemos observar, o maior conservadorismo dos mais velhos em relação das práticas sexuais. Notamos também o maior conservadorismo da mulher, dos não-trabalhadores, dos que tem pouca ou não tem nenhuma escolaridade e dos mais religiosos.
    Observamos que até nesse ponto a religião interfere na vida do brasileiro, mas até que momento as pessoas se deixaram a serem influenciadas por crendices religiosas?

    ResponderExcluir
  9. Ana Carolina Marques Lima28 de agosto de 2011 às 21:44

    O Brasil aparentemente nos mostra através da sua "cultura", ser um país completamente liberal,quando o assunto é sexualismo.
    O capítulo seis quebra essa ilusão e ainda nos faz ver que na verdade é ao contrário, o país é considerado conservador.
    Esse conservadorismo é bastante claro. Apenas quando se trata de opinar sobre o comportamento sexual de uma maneira teórica, numa frase que não se fala em práticas concretas, é que a rejeição diminui.
    Norte e Nordeste são as duas regiões mais conservadoras do país. Observamos também que os que moram nas capitais são mais liberais do que os habitantes das demais cidades, e que trabalhar também faz muita diferença quando se trata de opinar sobre comportamentos sexuais mais liberais. Em todas as diferenças, há um resultado recorrente. O que mais separa as opiniões são o sexo oral e a masturbação.
    É válido citarmos também que os mais jovens são mais liberais do que os mais velhos, e que existe uma certa diferença entre as visões que homens e mulheres tem sobre práticas sexuais.
    O abismo entre as gerações ou as divergências entre os sexos são superados apenas pela distância entre as diferentes faixas de escolaridade.
    O capítulo conclui que o Brasil é conservador, mas inevitavelmente se tornará mais liberal. No longo prazo, á medida que as gerações forem substituídas e a escolaridade aumentar, a tendência é de que a aprovação a todas essas variações sexuais mais liberais aumente bastante.

    Aluna: Ana Carolina Marques Lima 1° semestre de Psicologia

    ResponderExcluir
  10. marina faustini rasteiro 1 semestre psicologia.
    a sexualidade é um assunto que ainda é tratado como um certo tabu,o conservadorismo brasileiro dificulta a comunicaçao que leva informaçoes de prevençao e cuidados a serem tomados,o fato de que o Brasil tenha uma populaçao idosa e fatores como a regiao(sendo a região Sudeste a mais liberal e a Nordeste a menos liberal),grau de escolaridade,crenças religiosas,entre outras.
    a tendência é que a mentalidade da população mude,ou seja, que esse assunto seja tratado com mais naturalidade, à medida que as gerações forem substituídas e a escolaridade aumentar.

    ResponderExcluir
  11. Letícia Pádua Queiróz-1°semestre psicologia
    Hoje em dia há muitos meios que apresentam informações sobre práticas sexuais liberais..Jornais,revistas,muitas páginas na internet que inclusive abrem oportunidade de encontros sexuais liberais.Mas até que ponto essa aparência de liberdade esconde,na realidade uma visão conservadora da sexualidade ?
    Foram feitas várias pesquisas para saber oque o Brasil,como um todo pensa sobre as práticas sexuais..Com isso deu pra perceber o enorme conservadorismo dos brasileiros quando o assunto é sexo.Deu pra perceber que somente o sexo tradicional é bem aceito.
    60% desaprovam tanto o sexo oral feminino quanto o masculino.Norte e Nordeste são as duas regiões mais conservadoras do Brasil.Quem mora nas capitais são mais liberais.Pessoas que pertecem a PEA(População Economicamente Ativa)são menos conservadoras.Os mais jovens são bem mais liberais do que os mais velhos.Os que tem maior nível de escolaridade são mais liberais.Os que se declaram sem religião são bem mais liberais.Quanto mais religiosos mais conservadores.
    Foi concluído que o Brasil é muito conservador apesar de não aparentar isso,mais a medida que as gerações forem substituídas e a escolaridade aumentar a tendência é que a aprovação a todas as variações sexuais mais liberais aumente bastante.

    ResponderExcluir
  12. Flávia de Oliveira Paz28 de agosto de 2011 às 23:11

    No capítulo seis fala sobre a sexualidade,onde mostra que apesar de estarmos no século 21 o Brasil é um país conservador e selação ao sexo.
    As pesquisas mostram que no Sudeste e Sul são as regiões mais liberais e as regiões Nordeste e Norte mais conservadoras.
    Os jovens são bem mais liberais do que os mais velhos,e os que tem maior nível de escolaridade são mais liberais também.Quanto os mais religiosos estes são mais conservadores em relação ao sexo.
    Ainda existe preconceito a respeito da homosexualidade,a pesquisa mostra que é mais facil aceitar duas mulheres juntas do que dois homens juntos.Hoje aos poucos os homosexuais vem ganhando o seu "espaço" na sociedade e o ireito de oficializar união perante a lei.

    ResponderExcluir
  13. Natália Cristina Luciano. 1º Sem de Psicologia
    O Brasil é um país sempre apontado como caloroso e sexual pela mídia, é quebrado pela pesquisa do capítulo seis.
    Somos bem tradicionalistas, tanto ao falar de sexo, quanto a tolerar as diferenças sexuais. Fica claro que que a região Nordeste é a mais tradicionalista e o Sul os menos, o que já era previsto, os jovens são os mais liberais por conta de sua geração. Um dado interessante da pesquisa foi que o homosexualismo feminino é mais aceito que o masculino.

    ResponderExcluir
  14. O capítulo 6 fala sobre a sexualidade e o que pensa a sociedade. Se comparado com outros países, é possível constatar que no Brasil existe um enorme conservadorismo quando falamos em sexo. Quando se fala em homossexualismo masculino e feminino, 89% e 88% são contra, respectivamente. Em relação às regiões brasileiras, o Norte e o Nordeste são as duas regiões mais conservadoras. As pessoas que pertencem à População Economicamente Ativa (PEA) aceitam mais as situações de maior liberação sexual do que as não pertencem à PEA. Em relação à faixa etária, ocorre um fenômeno interessante: à medida que aumenta-se a idade, é diminuído um maior liberalismo sexual. Segundo a PESB, o apoio a práticas liberais é grande entre os diplomados e pequeno entre os analfabetos; os que se declaram sem religião tendem a ser mais liberais que os que são adeptos a algum credo. Sendo assim, o Brasil ainda é conservador, mas a longo prazo, se tornará mais liberal, caso a escolaridade aumente.

    ResponderExcluir
  15. Luciano;

    O autor constata um paradoxo na sociedade brasileira no que diz respeito à sexualidade: ao mesmo tempo que somos bombardeados por reportagens, músicas, novelas, revistas e internet, no que tange as práticas sexuais liberais; somos uma sociedade bastante conservadora em relação à varições de práticas sexuais...
    Isso fica evidente quando analisamos os quadros que apresentam e segmentam as variações demográficas(regionalizadas)...
    Essa análise extende-se à variáveis econômicas, acadêmicas e sobretudo relacionadas com a faixa etária.

    ABRAÇO...

    ResponderExcluir
  16. nosso pais e dividido em relação a este tema,pois algumas pessoas são liberalista no fato de homossexualidade e outro e contra devido ser muito apegados a religião,e o brasil esta muito longe de ser uma sociedade liberalista devido a essa divisão

    ResponderExcluir
  17. Jefferson Lack
    O capítulo 6 do livro, A cabeça do Brasileiro fala sobre o Sexo, que no Brasil ainda hoje, é visto na maioria das vezes como algo intimo que não deve ser tocado. Mas isso vem mudando, atualmente muitas praticas sexuais que antes eram mal vista pela sociedade hoje é vista como normal. Pesquisas mostram que assuntos mais atuais como homossexualismo ainda não é aceito pela maioria da população. E que atitudes como beijar em público ainda no século XXI as vezes ainda é vista como falta de respeito. Portando, apesar de estarmos caminhando para que o sexo seja visto como algo que pode ser discutido e conversado sem restrições o brasileiro ainda prefere definir o sexo como: Papai-e-mamãe.

    ResponderExcluir
  18. Anna Carina de A. A. Antonio, 1°semestre de Psicologia, UFMS
    O Brasil é conhecido mundialmente por sua liberdade sexual, mas o autor descobre através de pesquisa que esse é um dado equivocado, pois o nosso país é muito mais conservador nesse quesito do que se pensa.
    Há grandes discrepâncias entre sexo e atos sexuais -como os sitados na pesquisa-, isto é, o sexo até que é aceito, mas outras coisas não.
    Outro fato interessante é a intolerância em relação ao homossexualismo em todas as faixas etárias, esse indice é superior a 80%, independente se essa realação é entre homens ou mulheres.

    ResponderExcluir
  19. O país ainda é conservador no quesito sexualidade que se tornará inevitavelmente liberal a medida que gerações forem sendo substituídas e a escolaridade aumentando.

    ResponderExcluir
  20. “E não tomarás uma mulher juntamente com sua irmã, durante a vida desta, para tornar-lha rival, descobrindo a sua nudez ao lado da outra.
    Também não te chegarás a mulher enquanto for impura em virtude da sua imundícia, para lhe descobrir a nudez.
    Nem te deitarás com a mulher de teu próximo, contaminando-te com ela.
    Não oferecerás a Moloque nenhum dos teus filhos, fazendo-o passar pelo fogo; nem profanarás o nome de teu Deus. Eu sou o Senhor.
    Não te deitarás com varão, como se fosse mulher; é abominação.
    Nem te deitarás com animal algum, contaminando-te com ele; nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; é confusão.
    Não vos contamineis com nenhuma dessas coisas, porque com todas elas se contaminaram as nações que eu expulso de diante de vós; e, porquanto a terra está contaminada, eu visito sobre ela a sua iniqüidade, e a terra vomita os seus habitantes.
    Vós, pois, guardareis os meus estatutos e os meus preceitos, e nenhuma dessas abominações fareis, nem o natural, nem o estrangeiro que peregrina entre vós (porque todas essas abominações cometeram os homens da terra, que nela estavam antes de vós, e a terra ficou contaminada); para que a terra não seja contaminada por vós e não vos vomite também a vós, como vomitou a nação que nela estava antes de vós. Pois qualquer que cometer alguma dessas abominações, sim, aqueles que as cometerem serão extirpados do seu povo.
    Portanto guardareis o meu mandamento, de modo que não caiais em nenhum desses abomináveis costumes que antes de vós foram seguidos, e para que não vos contamineis com eles. Eu sou o Senhor vosso Deus.” (Velho Testamento Levítico cap.18 vers. 18-30)
    “Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si; pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém.
    Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza; semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro.
    E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm; estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade; sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais; néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia; os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam.” (Novo Testamento Romanos cap.1 vers.24-32)

    ResponderExcluir
  21. Daniela Gonzaga. 1 semestre de psicologia, UFMS.

    No sexto capítulo do livro, o autor fala do coservadorismo do brasileiro em relação ao sexo. Segundo ele, o brasileiro, ainda segue uma tradição, e não é inovador no que diz respeito as práticas sexuais. Outro fator que podemos observar é com relação ao homosexualismo. Segundo a pesquisa, a postura perante este é muito clara, são contra. Contudo em alguns lugares este é mais tolerado do que em outros ( Sudeste em contrapartida com o Nordeste)O autor deixa claro que as mudanças na mentalidade do brasileiro depende do aumento da escolaridade.

    ResponderExcluir
  22. Bianca Queiróz,
    O liberalismo sexual ainda esta distante, pois a população é contra o sexo até certo ponto. Hoje em dia com certeza é mais fácil falar sobre sexo, porém ainda é um assunto que traz desconforto para muitas pessoas. O homossexualismo, a masturbação e o sexo anal são os causas mais contrariedade na sociedade. Quanto mais velho, mais religioso mais difícil é aceitação do sexo. Por isso podemos dizer que estamos a caminho do liberalismo sexual, pois aos olhos da sociedade o sexo também é algo que mostra a reputação das pessoas.

    ResponderExcluir
  23. silvia cristina de oliveira29 de agosto de 2011 às 10:06

    No capítulo seis, trás a sexualidade e nos mostra que na teoria o Brasil é um País de pouca aceitação sexual; o brasileiro não aceita determinadas relações sexuais, ex: homossexualismo, masturbação e etc. Mas será que na prática o brasileiro é tão conservador o quanto parece, quando a mídia nos trás o assunto sexualidade não é o que nos mostra pois sempre trás o liberalismo sexual no Brasil, ex: músicas, páginas na internet, novelas e etc

    ResponderExcluir
  24. Marcos Vinícius 1° semestre Psicologia

    Capítulo 6 - Sexualidade: Na teoria, a prática é outra
    relacao ao tema sexo o Brasil pode ser considerado um pais conservador. A nossa populacao em sua grande maioria ainda julga ser errado o homossexualismo entre outros fatores como Religião, idade nível de escolaridade que influência a esse tema. Nota-se que na pratica tudo pode , mas quando é "exposto" suas praticas tem se a visão que realmente o Brasil é CONSERVADOR a quilo vivenciado.

    ResponderExcluir
  25. Dreice Kele, primeiro semestre de psicologia
    Mostra o quanto o brasileiro sao preconceituosos se tratando de homossexualismo e sobre o assunto "sexo",mesmo com o desenvolvimento sobre o assunto tem varias pessoas que nao gosta de falar,em algumas regioes soa mais e em outras sao menos,porque preconceito cada pessoa tem seu direito de escolha,mostra tambem que as mulheres sao mais conservadoras que os homem no sexo.
    As pessoas mais velhas sao tambem mais conservadores,eles que vem de uma epoca de mais proibições.

    ResponderExcluir
  26. De acordo com todas as pesquisas realizadas nota-se que a população brasileira são mais conservadoras do que liberalistas. Existe alguns casos em que o liberalismo prevalece, mas a tendencia maior é que quando se fala sobre sexo, a população é mais cautelosa e coservadora.

    ResponderExcluir